domingo, 26 de junho de 2016

O quadrado Sator




Em suma, é o palíndromo perfeito: pode ser lido da direita para a esquerda, de cima a baixo e vice-versa, e a leitura continuará a mesma. Mas o que significa? Abandonando parte do mistério por trás dessa figura, SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS poderia ser traduzido como "O semeador Arepo conduz as rodas do arado com destreza". O quadrado já foi encontrado em diversas expedições arqueológicas na Europa, sobretudo na Itália. Sua autoria permanece desconhecida. 

Cogita-se ainda hoje o significado de "Arepo", vocábulo inexistente no Latim. Alguns dizem se tratar de um empréstimo do celta que, grosso modo, significaria "arado". Outros supõem ser o nome de alguém -- um agricultor, quem sabe. Há ainda a possibilidade de ser um vocábulo criado para fechar o palíndromo com "Opera". 
Há, finalmente, a leitura religiosa que entende o Semeador como o próprio Deus. Acho que consegui manter essa duplicidade de sentidos por meio de ARA (v. "arar"; s. "altar") e OPERA (que possui tanto uma acepção concreta quanto religiosa).

O que proponho aqui é recriar o puzzle latino em um palíndromo tradicional, contornando os tantos obstáculos que se impõem nesse processo de modo criativo -- e por criativo quero dizer que me dei a liberdade de reinventar a forma, preservando o conteúdo e a multiplicidade de leituras.


Aqui, um site com muitas informações acerca do quadrado. Vale a visita. Aquiuma versão revisitada.

06 / 2016